Eventos

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São Francisco do Brejão

   São Francisco do Brejão, primitivamente conhecido por Brejão, nome este dado pelo agricultor Clemente, vindo da Bahia, que foi a primeira pessoa a desbravar essa terra por volta de 1967, com uma lavoura de arroz a 6 km da atual sede.
  Seu povoamento iniciou em 1969, quando os lavradores Srs. Claudino e André, vindos da Bahia, atraídos pela fertilidade do solo, fixaram residência em suas terras.

   O nome “Brejão” ganhou reforço após o afloramento das águas do atual brejo que margeia a cidade, em conseqüência de uma cacimba, cavada pelo saudoso Luís Teles de Meneses, mais conhecido por Luís Neco nas proximidades do início da atual Avenida Castelo Branco, no ano de 1971 e, em 1973, houve o alagamento e expansão rumo a montante.
  O município de São Francisco do Brejão possui a maior bacia leiteira por área, e atualmente, tem sua economia centrada na pecuária leiteira com um rebanho de 71.131 cabeças de bovinos, dos quais 99,79% vacinados contra a febre aftosa, distribuído em 412 propriedades, segundo o Escritório Local da AGED, dados da última campanha.

Um comentário:

  1. Que bom conhecer a história de Brejão e ve que estão atualizando o blog. Parabéns, Ivana Braga

    ResponderExcluir